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domingo, 3 de junho de 2012

MPB-4



MPB-4 (1966) LP

01 - Manhã de Liberdade
02 - Agora é Cinza
03 - Juca
04 - Poema do Mar
05 - Sonho de Um Carnaval
06 - Olé Olá
07 - Tereza Tristeza
08 - Lamento
09 - Trem Parador
10 - Samba Lamento

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MPB-4 '67 (1967) LP

01 - No Cordão da Saideira
02 - Morena Dos Olhos D'Agua
03 - Meu Violão
04 - Brincadeira de Angola
05 - Malandro
06 - Canção de Não Cantar
07 - Cheguei
08 - O grande amor
09 - Quem Te Viu, Quem Te Vê
10 - Fica
11 - Canção a Medo
12 - É Preciso Perdoar

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MPB-4 '68 (1968) LP

01 - Mulata Abençoada
02 - Até Pensei
03 - Apoio
04 - Beija-Flor
05 - Canção do Bicho
06 - Cantiga
07 - Ela Besatinou
08 - Chofer de Praça
09 - Sá Menina
10 - Botequim N°1
11 - Quando o Samba Acabou
12 - O Sim Pelo Não

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MPB-4 '69 (1969) LP

01 - Onde é Que Você Estava
02 - O Nosso Amor
03 - Vim Pra Ficar
04 - Por Acaso
05 - Estrela
06 - Sabiá
07 - Benvinda
08 - Descampado Verde
09 - Coqueiro de Itapuá
10 - Andaluzia
11 - Sentinela

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MPB 4 - Deixa Estar (1970): LP

01 - Deixa Estar
02 - Liana Verde Bandeira
03 - Gago Apaixonado
04 - Candeias
05 - Beco do Mota
06 - Derramaro O Gai
07 - O Crime
08 - Pelo Telefone
09 - Mar Da Tranquilidade
10 - Lamento
11 - Yara Bela
12 - Amigo É Pra Essas Coisas

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MPB4 - De Palavra... Em Palavra... (1971): LP

01 - De Palavra...Em Palavra...
02 - Cravo e Canela
03 - Recado
04 - Mudei de Idéia
05 - Pois É, Pra Quê
06 - Eu Cheguei Lá
07 - Minha História
08 - Maria das Dores
09 - O Cafona
10 - A Vila É A Vida
11 - Valsinha
12 - Confirmação

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Ruy Faria
Magro Waghabi
Aquiles
Miltinho


A parceria com Chico Buarque iniciou-se nesta viagem e durou aproximadamente dez anos. Durante este período, o MPB4 firmou sua musicalidade e acompanhava-o em suas apresentações como escudeiro musical, com boas interpretações das composições de Chico, que já foi considerado como o "quinto integrante de um quarteto". Um dos maiores destaques nesta década são as músicas "Quem te viu, quem te vê" e "Roda Viva", ambas de 1967. Além disso, ganharam espaço também nos famosos festivais de música, produzidos pela Rede Record.
Em 1966, foi lançado o primeiro LP do grupo, com o título "MPB4". O destaque vai para as músicas "Lamento", "Teresa Tristeza". Em 1967, foi lançado outro trabalho, com as músicas "Quem te viu, quem te vê", "Brincadeira de Angola", "Cordão da Saideira" e "Gabriela", que ficou em 6º lugar no III Festival da Música Popular da Rede Record.
Em 1968, lançam mais um LP com o mesmo título do grupo. Desta vez, a novidade é que cada integrante do grupo tem autonomia sobre uma faixa, como explicou Magro no programa Ensaio, de 1973. Aquiles cantou a música "Estrela é Lua Nova" com o coral da Escolar Municipal de Niterói, onde estudou. Miltinho estréia como compositor na faixa "Vim pra ficar". Entretanto, apesar das inovações do grupo, o disco não obteve o reconhecimento esperado.
Ao mesmo tempo, os quatro rapazes enfrentavam dificuldades financeiras e a marca ferrenha da Censura, apesar de serem requisitados para apresentações nos palcos e na televisão. Além disso, em 1968, Chico Buarque vai á Itália para se proteger da Ditadura Militar. Sem seu parceiro, o grupo perdeu o norte e seus integrantes quase desistiram da carreira. O MPB4 tinha seus espetáculos encerrados a qualquer tempo pela Censura. Para driblá-la, os quatro integrantes tinham truques para enganar os censores, além de negociar as letras das músicas, prática que continuaria na década seguinte.
A composição vocal do MPB4 até 1968 era: Ruy, 1ª voz; Magro, 2ª; Miltinho, 3ª; e Aquiles, 4ª voz. A partir de então, quando Aquiles estudou Belcanto (impostação vocal), sua professora discordou da sua posição nas vozes do quarteto e sugeriu a troca das posições vocais. Então, Miltinho, ficou com a 4ª voz, e Aquiles, com a 3ª. A troca permanece até hoje e percebe-se que a sonoridade das vozes ficou harmônica.

Em 1970, o MPB4 lança o LP "Deixa Estar", um dos marcos principais da carreira do quarteto. O destaque principal é a música "Amigo é pra essas coisas", de Aldir Blanc e Sílvio da Silva Júnior, que reflete também o espírito do quarteto em enfrentar dificuldades juntos. Como Chico Buarque ainda não estava no Brasil, a música foi uma espécie de "independência" ao parceiro, pois eles não seriam vistos mais como "Porta-voz do Chico", mas um quarteto vocal com personalidade própria. Outros destaques são "Candeias", com o primeiro arranjo vocal de Miltinho, "Boca do Mota", de Milton Nascimento e "Derramaro o Gai".
Em 1971, foi lançado o LP "De Palavra…Em Palavra....", que consolida o estilo do trabalho anterior. Destacam-se as músicas "Cravo e Canela", de Milton Nascimento, "O Cafona", Marcos Valle, "Eu chego lá", de Ataulfo Alves, "De Palavra…Em Palavra…", de Miltinho e Magro e "Pois é, pra quê", de Sidney Miller.
A parceria com Chico Buarque continua firme até meados desta década. Ele e o quarteto viajaram para alguns países, como Argentina e Portugal. As marcas da resistência e contestação contra o Governo Militar continuam firmes nos trabalhos do quarteto, mesmo que eles tenham seus espetáculos encerrados arbitrariamente e buscado negociações em Brasília. A questão financeira também seria complicada para o MPB4, como explica Ruy Faria, em entrevista concedida à jornalista Rosa Minine. Para custear as apresentações, eles pegavam empréstimos aos bancos e, mesmo assim, corriam o risco de ter o investimento perdido com um simples ato da Censura. Mesmo alcançando sucesso de crítica e público, o sossego contra as perseguições viria a partir de 1979, ano da Lei da Anistia.

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