Inicio

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Moacir Santos

Moacir Santos - Coisas (1965):
01. Coisa n° 4
02. Coisa n° 10
03. Coisa n° 5
04. Coisa n° 3
05. Coisa n° 2
06. Coisa n° 9
07. Coisa n° 6
08. Coisa n° 7 (Quem é que não chora?)
09. Coisa n° 1
10. Coisa n° 8 (Navegação)


[Baixar]






"Coisas" é o álbum de estréia de Moacir Santos. Lançado em 1965 pelo selo Forma, o LP teve a produção de Roberto Quartin. As dez faixas do álbum foram nomeadas como "Coisas" - numeradas de 1 a 10, mas dispostas no LP fora de ordem.
O LP foi eleito em uma lista da versão brasileira da revista Rolling Stone como o 23º melhor disco brasileiro de todos os tempos.


Conhecido pelo seu virtuosismo, dominava o saxofone, o piano, a clarineta, o trompete, o banjo, o violão e a bateria. Note-se que ele iniciou-se como tocador de clarinete aos 11 anos.
É tido como um dos maiores mestres da renovação harmônica da música popular brasileira (MPB).
Foi parceiro de Vinicius de Moraes, e por esse foi homenageado na canção "Samba da Bênção", com Baden Powell: "Moacir Santos / tu que não és um só, és tantos / como este meu Brasil de todos os santos."
Foi assistente do compositor alemão Hans Joachim Koellreuter e professor de músicos como Baden Powell, Paulo Moura, João Donato, Nara Leão, Roberto Menescal, Sérgio Mendes e outros importantes nomes da música brasileira.
Em julho de 2006, ganhou o Prêmio Shell de Música, Faleceu em agosto do mesmo ano.

O seu primeiro disco intitula-se "Coisas", lançado em 1965 pela gravadora Forma. Já morando nos Estados unidos lançou os discos The Maestro (1972), Saudade (1974) e Carnival of the Spirits (1975) pelo selo Blue Note, e Opus 3 Nº 1 (1978) pelo selo Discovery.
Suas mais conhecidas composições são "Coisa n. 5", "Menino Travesso", "Triste de Quem", "Se Você Disser que Sim" (com Vinicius de Moraes) e "Nanã" (com Mário Teles).
Em 2001 sua obra foi novamente lançada no Brasil através do álbum "Ouro Negro" com arranjos e produção de Mario Adnet e Zé Nogueira, e com participações especiais de grandes artistas como Milton Nascimento, Djavan, Ed Motta, Gilberto Gil, João Bosco, João Donato entre outros. Em 2005 foi lançado um DVD com um show da "Banda Ouro Negro" gravado ao vivo no SESC Pinheiros em São Paulo, e um disco, pela gravadora Biscoito Fino, com várias composições do início da sua carreira, nunca antes gravadas chamado "Choros & Alegria".

Um comentário: